sábado, 15 de agosto de 2009

Joilma Melo de Oliveira

Joilma é brasileira, nasceu no dia 12 de julho de 1992, na cidade de João Pessoa. É de origem humilde e estuda no A.B.M., está cursando o 9ºano.

Seu objetivo para o futuro é terminar seus estudos e conseguir uma vaga na Universidade Federal da Paraíba, para assim adquirir experiências e conseguir uma função em que se identifique melhor.


Seu maior sonho para o futuro é se formar e ser professora. Gosta de ler e escrever pequenos romances.

Alen

Alen tem 14 anos, é vascaino fanático, nasceu em João Pessoa em 2 de maio de 1995.
Mora com a mãe e os irmãos. Gosta de poucos amigos, no máximo quatro.
É muito exigente quando se fala em violência. Por isso seu sonho é ser Tenente do choque.

Gosta de livros e filmes de guerra, porque acha os soldados fazendo de tudo para sobreviver e aquele suspensezinho tudo de bom.

Cleitiana Andrade do Nascimento

Cleitiana é brasileira, nasceu em João Pessoa, estuda no A.B.M e está cursando o 9ºAno.

Sempre gostou de leitura. Adora poemas e gibis...

Ela gosta muito de português e inglês e pretende melhorar suas produções textuais para que seus textos sempre estejam por aqui no blog.









Pessoal...

Cleitiana, juntamente com a aluna Érica Targino também do 9° ano, mas que não quis aparecer no blog e seu irmão Cleiton, elaboraram uma PARÓDIA homenageando a cidade de João Pessoa em 2 de agosto de 2009. Eles fizeram a paródia utilizando a música "Pensa Em Mim" da banda Pimenta do Reino. O Resultado foi esse abaixo:



João Pessoa: aqui eu posso sonhar









Inspiração dos verdes mares não quero acordar,

Quero ficar em João Pessoa aqui eu posso sonhar.

Por que parar pra refletir se a certeza é que aqui

Aprendemos a amar a vida, compartilhando o saber.


Porque aqui tem muito mais para se aproveitar,

linda praias, restaurantes para visitar,

Aqui tem a integração e tudo fica mais perto.

Assim você aproveita o que temos de mais belo.



{REFRÃO}

Estou aqui com algo para lhe dizer,

se me escutar você não vai se arrepender,

vim te convidar a vir pra minha cidade,

Porque aqui se é feliz de verdade.




Porque quem vem passar um tempo quer ficar pra sempre

Diversão e segurança disso a gente entende

Pode sair pra passear e ficar tranquilo

nas ruas de joão pessoa você não corre perigo



Olhando da estação Ciência um lindo céu estrelado

ou do farol do cabo Branco ficamos maravilhados,

À noite tem o centro histórico pra dar um passeio

Essa é a minha cidade aqui tudo é perfeito.



{Refrão}




Natália Martins


Jaciara Nunes da Silva


Jaciara é brasileira, nasceu em João Pessoa, estuda no Arnaldo de Barros Moreira e está cursando o último ano do Ensino Fundamental.


Gosta de ler: revistas, poemas, contos, romances. E pretende molhorar suas produções textuais para que estejam sempre postadas aqui no blog.

sábado, 25 de julho de 2009

Maria Aparecida Nascimento da Silva

Maria Aparecida é brasileira, nasceu em João Pessoa no dia 15 de dezembro de 1993 e estuda na escola Aranaldo de Barros Moreira no 9°ano.



Gosta de ser livros de contos, romances, poemas, revistas etc. Mora com os pais.



Este blog para ela é uma inspiração para produzir cada vez melhor os textos sugeridos pela professora.



(Pessoal...

Maria Aparecida foi a primeira a se destacar no primeiro exercício de produção de texto, passado por mim e pela professora Danyelle...

O tema da produção foi: "Caminhos da liberdade". Os alunos poderiam criar um texto argumentativo, ou uma narrativa e um dos mais bem elaborados foi o dela, que escolheu como tipologia textual a narrativa.
Segue abaixo o seu texto, criado em 5 de junho de 2009.)


A liberdade das crianças
Era uma vez uma cidade que se chamava Juarez. Várias crianças trabalhavam lá sem parar e não iam para a escola.
Um belo dia uma mulher que ia passando pelo bairro se deparou com algumas crianças que estavam mal vestidas em uma carroça. Ela então perguntou:
- Vocês estão indo para onde?
- Nós estamos indo catar papel e latinha para poder comprar comida. Respondeu as crianças.
A mulher, que era rica, nunca tinha visto crianças nas ruas. E então perguntou novamente:
- Vocês naõ vão para a escola?
E um das crianças respondeu:
-Não, porque senão meus irmãos menores não terão o que comer.
A mulher então começou a pensar num modo para poder ajudar aquelas crianças que precisavam trabalhar para que elas e seus irmãos menores pudessem comer. Então começou a lutar par tirá-las da rua. Ligou para o Conselho Tutelar que foi até o lugar onde as crianças ficavam. A mãe delas estava lá quando o Conselho tutelar chegou, chorando a mãe falou que não tinha trabalho e nem um lugar para deixar as crianças para poder procurar um emprego.
Foi então que a mulher juntamente com o conselho tutelar apoiaram a mãe das crianças para que ela começasse do zero e fosse trabalhando até ter condição de construir a casa de seus sonhos, pois nem isso ela e seus filhos tinham. Com a mãe trabalhando as crianças foram para a escola e os mais pequenos para uma creche. E assim eles conseguiram lutar e construíram seus caminhos para a felicidade sem depender de ninguém.

Daniele Alves Duarte

Daniele nasceu em São Paulo, mas atualmento mora em João Pessoa onde estuda, mesma cidade de sua escola o A.B.M., onde cursa o 9ºano.

Gosta de leitura e de passear com as amigas. E está ansiosa pela prova Brasil.

Maria Ellyzabeth França Santos



Ellyzabeth nasceu em João Pessoa na Paraíba, está cursando o 9° ano no A.B.M.

Sempre gostou de ler gibis, poemas e revistas para poder dar uma "espiadinha" na vida dos famosos. Um dos livros que já leu foi o Alienista, um conto de Machado de Assis. Também gosta de filmes de comédia, terror e de combate, principalmente quando os filmes se relacionam com a luta do homem com máquinas e tem muita ação.

Adora escutar música, mas preferes as internacionais. E está louca para ver como vai ser o desenvolvimento deste blog.

Francineide de Souza




Francineide é brasileira, natural da cidade de João Pessoa, Paraíba, cursa o 9°ano do Ensino Fundamental no A.B.M e desde o 6°ano é instrumentista da banda macial da escola, seu instrumento são os pratos e também já dancou na alegoria da banda.



Adora sair, dançar, ouvir músicas e como qualquer outra garota, de namorar também. Adora estudar Língua Portuguesa e matemática. Também gosta de ler, já leu e gostou muito do livro "O Alienista" de Machado de Assis e atualmente está lendo "Dom Casmurro" do mesmo autor.



Está empolgadíssima com o blog. É centrada naquilo que quer, mas gosta sempre de ver a vida como uma aventura. Ama sorrir, sua marca registrada é o sorriso. Seus lema é:






" É preciso amar as pessoas e a vida como se não houvesse amanhã. "














ATIVIDADE 1: GÊNERO ABORDADO: (PERFIL)









Este perfil foi elaborado pela própria Francineide de Souza.







O texto produzido por Francineide referente a atividade 2 em cumprimento da unidade em que trabalhamos o gênero Entrevista, foi escolhido como um dos mais bem elaborados de acordo com o que foi solicitado: um texto em que o aluno relataria uma aventura de um personagem que precisava fazer uma entrevista com alguém importante, pedimos que fossem citados alguns trechos da entrevista e que ficasse explícito no texto o suporte e o público alvo em que seria divulgada a entrevista. O resultado foi o texto que segue abaixo:




GABRIEL O PENSADOR


Um certo dia, um garoto chamado Rafael que tinha terminado sua universidade de Jornalismo em Campinas (São Paulo), tinha que fazer uma entrevista com alguém importante, essa entrevista tinha que ser direcionado para o público jovem da Revista Teen.


Rafael tinha que fazer essa entrevista para garantir seu emprego e com essa preocupação ele pediu ao seu patrão que o deixasse viajar até o estado vizinho (Rio de janeiro). Como seu pedido foi aceito ele então viaja.


Rafael ficou hospedado em um hotel em Copacabana, mas não estava ali sem propósito, ele sabia que no dia seguinte iria haver um Show do cantor Gabriel O Pensador, sabendo que O Pensador é um dos grandes ídolos dos jovens, decidiu então que iria fazer a entrevista com ele. Foi ao Show e tentou entrar no camarím do Pensador, mas não conseguiu porque era só permitida a entrada de convidados VIPs , decepcionado, resolveu voltar ao hotel.


No dia seguinte pela manhã, quando estava indo para a piscina, Rafa esbarra com uma pessoa, ao pedir desculpas ele percebe que era o Gabriel, então Rafa diz:


- "Desculpe-me, posso conversar com você?"


- "Claro que sim!" - respondeu o cantor.


Então Rafa contou o porquê dele querer tanto fazer a entrevista e afirmou que naõ era só para garantir seu emprego, mas também porque é um grande fã do cantor e no desenvolver da conversa a entrevista começa:


Rafa: - Por que você escolheu o Rap?


Gabriel - Por que eu me identifico mais.


E no desenrolar, dentre outras perguntas, a entrevista termina.


Rafael então voltou para São Paulo e entregou a entrevista para ser editada, o seu empregou ficou garantido, sua entrevista foi uma das mais lidas da história da revista Teen. E assim o jovem Rafael continuou sua luta sempre em busca de famosos talentosos para entrevistar.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cleiton

°

Cleiton tem 16 anos, mora com seus pais e cursa o 9°ano, na Escola Arnaldo de Barros Moreira. É muito brincalhão, mas leva os estudos à sério. Pretende melhorar suas produções para que as mesmas possam ser postadas aqui no blog.
Cleiton Andrade participou da elaboração da paródia em Homenagem a cidade de João Pessoa exposta no perfil de Cleitiana Andrade, sua irmã.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Breve Apresentação!


Sou Natália Pricila, estudante de letras e estou estagiando em um projeto de leitura e produção de textos com os alunos do Arnaldo de Barros Moreira. O presente blog tem por finalidade estimular os alunos para a produção de textos e divulgar as obras deles por aí a fora... Conto com o importantíssimo apoio da Professora de português Kátia Danyelle e juntas esperamos e acreditamos no desenvolvimento crítico e pessoal desta turma, que é o 9° Ano, e num aumento do coeficiente deles na Prova Brasil do presente ano. Creio que este blog coletivo será fonte das primeiras obras de vários novos talentos!!! Fiquem a vontade para avaliarem e deliciarem-se porque não, com as produções textuais dos nossos alunos/autores.